segunda-feira, 22 de junho de 2009

Características do material didático em EAD

O material didático deve ser uma ferramenta básica de aprendizagem e como princípio necessariamente ser:
auto-explicativo: permitindo a auto-aprendizagem;
motivador: incentivando e estimulando ao estudo;
variado: senso adequado aos vários estilos de aprendizagem.

interatividade: permitindo ao aprendiz um papel ativo e proporcionando-lhe uma construção do seu aprendizado em nível de sensibilização diferenciado;
praticidade – possibilitando-lhe encontrar as informações para entender qualquer ponto que não tenha compreendido;
autonomia - permite que o aprendiz “navegue” livremente pelo material proposto implicando estruturação própria do seu conhecimento.

- partindo da idéia geral de que ele deve suprir a ausência do professor, possibilitando uma adequada interação do aluno com o conhecimento;
- deve estimular diretamente a aprendizagem ativa e auto-dirigida e oferecer sempre aos alunos as informações sobre seu desempenho necessárias para sua auto-avaliação e o redirecionamento de esforços.

- no material impresso especificamente destinado à educação a distância, é fundamental que se consiga estabelecer uma comunicação de mão dupla;
o estilo do texto deve ser dialógico e amigável: o autor tem que "conversar" com o aluno, criar espaços para que ele expresse a própria maneira o que leu;
isso significa dar ênfase mais à aprendizagem do que ao ensino, buscando desenvolver um aprendiz ativo e seguro em relação ao caminho percorrido;

- deve ser claro e enxuto, articulando o texto com as atividades e exercícios. É necessário incluir exemplos do cotidiano, de maneira a mobilizar os conhecimentos prévios dos alunos. As atividades de estudo, bem como os exemplos podem integrar organicamente o texto, funcionando como recurso de tessitura num todo organizado.
REQUISITOS DE UM BOM MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO
Os requisitos de um bom material impresso para EAD, é necessário partir da análise do processo de ensino e aprendizagem tal como ele ocorre, na educação presencial, em que o calor humano e a possibilidade de observação direta facilitam:
- a sensibilização dos alunos para o que vai ser ensinado/aprendido;

- a apresentação do conteúdo e sua organização lógica;
- a percepção imediata pelo professor de qualquer problema quanto à compreensão do que está sendo focalizado;
- a correção pronta de enganos e erros;
- a informação ao aluno sobre seus acertos e dificuldades;
- a proposição de atividades complementares ou avaliação contínua.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOULART, Denise Fernandes. Pedagogia e Educação a Distância. Disponível no site: [http://www.avertut.com.]. Acesso dia 28/07/2006.
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Materiais escritos nos processos formativos a distância. Disponível no site: [http://www.avertut.com.]. Acesso dia 28/07/2006.
VALLIN, CELSO [et al]. Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário